Cuidados com o coração da mulher madura: prevenção de doenças cardiovasculares


Apesar do risco de câncer de mama ser a principal preocupação, a incidência de morte por doenças cardiovasculares é de 53% quando comparado aos 4% do câncer de mama.

 

As alterações hormonais cíclicas, durante as diferentes fases da vida, podem ser responsáveis por várias respostas patológicas. Os hormônios sexuais femininos têm importante função protetora no sistema cardiovascular até a menopausa, época em que a mulher se torna vulnerável à doença cardiovascular.

Além disso, recentemente, tem-se admitido a importância dos fatores psicossociais – entre eles, a ansiedade, a depressão, o estresse familiar e do trabalho - na gênese das doenças cardiovasculares nas mulheres.

Desta feita, torna-se fundamental mudar o estilo de vida, adquirindo hábitos saudáveis no que se refere, principalmente, a alimentação e a prática de atividade física regular.

De acordo com as diretrizes brasileiras sobre prevenção de doenças cardiovasculares em mulheres climatéricas, as recomendações básicas são as seguintes:

a) As mulheres devem abandonar o hábito de fumar e, se necessário for, recorrer a tratamento farmacológico;
b) Realizar pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente;
c) Dieta rica em frutas, fibras e vegetais; consumir peixe pelo menos 2 vezes por semana. E o consumo de proteína de soja pode auxiliar na redução do colesterol.

Enfim, cuidar do coração é, com certeza, uma das formas de alcançar a longevidade com saúde e bem-estar.

 

Fonte: Em forma - SBC. Acesso em novembro de 2016. Disponível em: http://prevencao.cardiol.br/emforma/mulher/coracao.html


Copyright © 2012 Todos os direitos reservados para Incorlages
Green TI