Atenção redobrada com a exposição ao sol nesta época do ano


Sempre atento aos bons efeitos que o sol traz para o nosso organismo (ele é um antidepressivo natural e estimula a síntese de vitamina D), a exposição em excesso e nos horários com maior contração de raios UVB precisa ser controlada e feita com protetor solar adequado para cada tipo de pele.

De acordo com a dermatologista do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Suzana Hampe, a escolha do filtro solar depende de alguns fatores. “O primeiro ponto é escolher o fator de proteção solar, o FPS, que determina a proteção contra os raios UVB, que são os responsáveis pelas queimaduras solares e tumores de pele. O filtro solar também precisa ter proteção contra os raios UVA, presente no sul do país, que formam os radicais livres e são associados ao envelhecimento da pele e que também implicam nos melanomas”, explica.

O segundo ponto é o tipo de pele: “as peles mais secas pedem filtros em cremes ou loç?es, enquanto que as mais oleosas, pedem filtros em gel ou loç?es livres de óleo, as oil free. Em sol intenso ou se tem algum problema relacionado ao sol, como manchas no rosto, a orientação é usar um fator de proteção solar mais elevado, independente do tipo e da cor da pele. Mas tão importante quanto, é aplicar corretamente o filtro, porque se a camada for muito fina, o FPS 30 por exemplo pode virar 3”, complementa.

Vale ainda ressaltar o cuidado, sobretudo, com as crianças. “A pele delas é mais fina e têm menos defesas contra os danos causados pelo UV, por isso necessitam de filtros solares que permaneçam mais tempo na pele e que sejam à prova d’água. Além da recomendação de usar também roupas com filtro solar por volta de 50, inclusive acessórios, como o chapeuzinho”, alerta.

No dia a dia, a dica da dermatologista para as mulheres é colocar o filtro solar antes da maquiagem mesmo para aquelas que permanecem em ambientes fechados e, se o hidratante tiver um filtro com fator baixo, pode complementar com um filtro de fator mais alto.

 

Fonte: Hospital Moinhos de Vento. Disponível em: <http://www.hospitalmoinhos.org.br/protetorsolar/> Acessado em Janeiro de 2017


Copyright © 2012 Todos os direitos reservados para Incorlages
Green TI